Relato-vos a minha experiência após uma semana nesta magnífica faculdade.
A semana passou depressa, e já deu para antever um semestre muito trabalhoso. Trabalhos, trabalhos, trabalhos, apresentações...e mais trabalhos. No geral, muitos alunos já experientes dizem que a combinação Finanças II + Controlo de Gestão + Estratégia não é, de todo, a melhor opção para se iniciar no 3º Ano. Mas eu, sempre a fugir à "normalidade" do processo, resolvi aceitar o desafio e fazer ou tentar fazer as cadeiras todas de uma vez (ok, confesso que aceitaria todas as core courses que tivessem disponíveis...).
As cadeiras parecem ter matérias muito interessantes, mas até à data só temos apanhado com conceitos de contabilidade financeira que já estão esque...escondidos nos nossos cérebros há bastante tempo. E por isso, mais trabalho.
Hello? Hello? A faculdade preencheu o vosso espaço com a grande quantidade de Erasmus que decidiram vir para Portugal passar umas belas férias. Vêm de todos os lados, de Macau à Finlândia, passando pela Alemanha, Rússia e Itália, entre muitos outros países que ainda não ousei descobrir.
Por cá temos uma nova moda. Tirar fotografias aos professores da primeira fila das aulas teóricas! E mais! A sala 512 agora está partida em 2 blocos. Se alguém quiser misturar conceitos matriciais e matemáticos com Estratégia, é favor de vir à sala 512 todas as quintas-feiras às 11h00.
A faculdade não mudou muito (salvo a pseudo-pintura de convento e as fotos no bar já referidas). As senhoras do bar insistem em falar português puro aos Erasmus, aquela pergunta típica: "Alguém quer café?" como se os erasmus vindos da ásia fossem perceber imediatamente o que elas querem dizer...
Temos ainda uns professores bastante interessantes. Usam o dramatismo e as expressões corporais para explicar matérias. É divertido ver alguém a exemplificar o como eram os casais românticos do seu tempo, ou então fazer uma metáfora entre os anos e os degraus, saltando de um lado para o outro. Mas concordo! E todos os professores deviam usar a teatralidade para maximizar o lucro e criar valor aos alunos. É preciso uma dose diária recomendada de drama para os alunos perceberem realmente os conceitos essenciais à Gestão.
E assim se passou a nossa semana aqui em Lisboa, um tempo um bocado esquisito (parece que o calor vai voltar...).
Espero notícias vossas em breve, partilhem connosco as vossas experiências, percam 10 minutos do vosso tempo...um bocadinho de gossip nunca fez mal a ninguém.
E por isso...abraços e beijinhos para todos(as).
LOL retrato fiel.
ResponderEliminarDe facto, estou a ver a coisa complicada com F grande com o raio da contabilidade financeira a reerguer-se dos mortos, mas nada de inultrapassável... Espero.
Só uma coisa que nenhum de nós se lembrou de mencionar: tivemos o Carlos Cruz como guest da primeira aula de Marketing in the new Era!
O Carlos Cús - AH - Cruz em Marketing?? Qual aula de Mktg?? Foi lá fazer o q??
ResponderEliminarNa primeira aula de Marketing In The New Era, a optativa. Foi o convidado da prof (ela vai levar imensa gente às aulas) nesta primeira aula. Falou de imensa coisa, globalização, trends para o futuro, novas formas de segmentação, novos sistemas de marketing/gestão, novos modelos de negócio... Enfim, Marketing XXI, que era o tema da apresentação.
ResponderEliminar