quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Foi assim que aconteceu

Agita-se a bandeira ao xadrez para o final de mais um grande prémio da Palma de Cima. Para trás, ficam muitos reabastecimentos, algumas colisões e ultrapassagens duvidosas, com direito a penalização dos comissários de corrida. Mas chegámos. Agora, o champanhe aguarda os mais bravos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

You don't know what you have until you lose it...

Nao aconselho ninguém a ler este post. De momento estou algo melancólica, e é bem capaz de ser chato x)

Anyway, ja passaram quê, 2 semanas desde o meu últimoo post? Fez dia 26 de Setembro 1 mês desde que aqui cheguei. Pareceu passar tão rápido, mas, ao mesmo tempo... Acho que já não me lembro da imagem da Católica :s

:O

Bem, let's start

(Bernas, agora carregas em "Ler mais". Não, não são apenas as linhas de cima. Sim, escrevi mais. Go read it)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mais uma semana em Upper Palm

Nova semana de descoberta dos fascínios da Palma de Cima. Algumas novidades e primeiras impressões confirmadas, outras desmentidas, bem como novas nuances nesta segunda semana de aculturação.

Até ver, estou um pouco desapontado com o Erasmus. Não percebo porque é que o International Office ainda não me levou ao Algarve e/ou à Madeira, enquanto ainda há pouco trabalho e algum calor. Ainda por cima houve a coisa das 7 maravilhas naturais... É um bom pretexto, é quanto basta. Vá, vá, International Office, trata lá disso que estou à espera.

Mas enfim, falemos dos assuntos da semana em si.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um mês e meio de Erasmus

Olá toda a gente!

Bem, estou a espera que a professora chegue a sala de aula, estava eu a planear chegar 15 atrasado e acabo por chegar 10 minutos antes da aula.... Cheguei antes de todos os singapurenses (menos 1 que me disse "Olá" com um sorriso estampado na cara) e antes da professora. Depressing...

Como vocês que estão em Erasmus já devem ter percebido nós, os Portugueses, somos (quase) os ÚNICOS que necessitam das notas! Mais ninguém! De resto é passar/chumbar e não transferem as notas, a sério, wtf é isto?

Agora assuntos mais interessantes, vamos falar de mim! =P

As coisas em Singapura são tão, tão, tão, tão diferentes! Tudo! Desde:

- As coisas no autocarro: onde é complicado transmitir que temos de meter moedas numa caixa quando

a) a caixa está quase no chão;

b) os condutores são malaicos therefore não falam inglês de todo);

- As coisas na minha primeira residência: chego lá e o que é que encontro? Nada mais, nada menos, que uma legião romana de baratas! Sim, baratas! Mais de 20 criaturas nojentas e asquerosas a andar por ali como se aquilo fosse o local mais apropriado para se estar.

-Food Courts (basicamente um local grande com montes de pequenos restaurantes com condições de higiene deveras duvidosos), onde apontar é a linguagem mais apropriada! Pronto, neste ponto estou a exagerar, eles falam inglês, mas um inglês muito broken nestes sítios.

De resto, o inglês é bom, podemos ter que pedir as outras pessoas para se repetirem mas a comunicação é fácil.

A cidade em si é linda, não fazem ideia, super moderna (há muitas coisas em construção, o mercado imobiliário aqui está completamente booming), super limpa e segura. Os condutores param TODOS na passadeira, mesmo que nós ainda não estejamos propriamente na passadeira, eles assim que percebem que nós queremos passar a estrada param! A cidade é super segura, podes andar por aí às 3, 4 da manhã pelos bairros mais étnicos (chinatown, little india) e nunca te sentes inseguro/a. É brutal.

Os subúrbios também são bastantes seguros mas, obviamente, its not as nice. Há muitos bairros "sociais", mas não no sentido Português de bairro social full of junkies, é mais habitações para pessoas com menos meios (e aparentemente não só, o pessoal com mais dinheiro também se aproveita deste tipo de casa) que têm casa a preços deveras reduzidos. Parece que em Singapura há muito disso.

Ora bem, faculdade. O pessoal cá é doido! Completamente doido! Eles dormem TODOS na biblioteca ou em qualquer outro sítio onde possam pousar o livro. Eles literalmente abrem os livro e literalmente dormem em cima do livro/computador. Também são deveras competitivos, mas manageable. Os professores adoram trabalhos de grupo, tenho em média 2 trabalhos de grupo por cada cadeira, é horrível. Mas eles fazem aulas super interactivas, pedem imenso a nossa participação e estão a espera que nós participemos. As aulas são todas teórico-práticas mas mais teóricas que práticas. Eles dão muito poucos exercícios e demasiados capítulos para ler.

O campus é gigante, enorme mesmo! Eles têm um serviço de autocarros internos que vão por todo o lado, no campus têm pelo menos 4 carreiras diferentes. E o melhor é que passar literalmente de 5 em 5 minutos, ás vezes até mais constantemente.

Os professores acham sempre alguma piada ao alunos de exchange, de uma maneira ou de outra acabamos por, eventualmente, estar nos spotlights das aulas.

Uma das cosias fantásticas de Singapura é a facilidade de viajar. Com 150€ consigo um voo com uma semana de antecedência para Bangkok, Ho Chi Minh ou mesmo Jakarta. Para Kuala Lumpur é algo como 40€. Já fui a Malaca (onde dormi numa Honey Moon suite) e a Bintan (onde fui comido vivo por melgas) (Indonésia) e quando acabar os exames vou passar 2/3 semanas backpacking de Bangkok a Ho Chi Minh. It's going to be epic.

O pessoal de Exchange é bastante laid back and fun, como já seria de esperar. Somos mais de 400. Sempre que saio à noite conheço 5, 6, 10, 15 pessoas novas. Há gente de todas as faculdade, ciências, artes, engenharia, física, gestão and so on.

Afinal há 5 Portugueses em Singapura, eu e outros 4 da Nova. Conheci duas portuguesas na indonésia - estou muito bem a tomar pequeno almoço e começo a ouvir português atrás de mim, fiquei completamente "wtf?". Estão na outra faculdade de gestão de Singapura. Os outros dois (um rapaz e uma rapariga) conheci numa noite na ponte. Sim, o bairro alto em Singapura é condensado em uma ponte apenas.

Bem, é complicadissimo transmitir um mês e meio inteiro num post apenas, tudo o que já passei, tudo o que já vi. Estou a adorar! Os primeiros dias foram complicados, a adaptação é uma bitch, mas estou a adorar, é uma disparidade cultural e é mix de coisas novas e únicas completamente overwhelming.

Well folks, muitos beijos e abraços!

Comentem, I'll keep in touch!


Yours truly,


Bernardo Domingos

Milao 15 dias depois

Bem... Nem sei por onde começar. Talves dizendo que o teclado daqui é disfuncional, e nao ha maneira de escrever a letra "A" com acento grave.

Ok, vamos la ver do que é que me lembro...


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Hello? Uma semana em Upper Palm

E por isso...

Relato-vos a minha experiência após uma semana nesta magnífica faculdade.

A semana passou depressa, e já deu para antever um semestre muito trabalhoso. Trabalhos, trabalhos, trabalhos, apresentações...e mais trabalhos. No geral, muitos alunos já experientes dizem que a combinação Finanças II + Controlo de Gestão + Estratégia não é, de todo, a melhor opção para se iniciar no 3º Ano. Mas eu, sempre a fugir à "normalidade" do processo, resolvi aceitar o desafio e fazer ou tentar fazer as cadeiras todas de uma vez (ok, confesso que aceitaria todas as core courses que tivessem disponíveis...).

As cadeiras parecem ter matérias muito interessantes, mas até à data só temos apanhado com conceitos de contabilidade financeira que já estão esque...escondidos nos nossos cérebros há bastante tempo. E por isso, mais trabalho.

Hello? Hello? A faculdade preencheu o vosso espaço com a grande quantidade de Erasmus que decidiram vir para Portugal passar umas belas férias. Vêm de todos os lados, de Macau à Finlândia, passando pela Alemanha, Rússia e Itália, entre muitos outros países que ainda não ousei descobrir.

Por cá temos uma nova moda. Tirar fotografias aos professores da primeira fila das aulas teóricas! E mais! A sala 512 agora está partida em 2 blocos. Se alguém quiser misturar conceitos matriciais e matemáticos com Estratégia, é favor de vir à sala 512 todas as quintas-feiras às 11h00.

A faculdade não mudou muito (salvo a pseudo-pintura de convento e as fotos no bar já referidas). As senhoras do bar insistem em falar português puro aos Erasmus, aquela pergunta típica: "Alguém quer café?" como se os erasmus vindos da ásia fossem perceber imediatamente o que elas querem dizer...

Temos ainda uns professores bastante interessantes. Usam o dramatismo e as expressões corporais para explicar matérias. É divertido ver alguém a exemplificar o como eram os casais românticos do seu tempo, ou então fazer uma metáfora entre os anos e os degraus, saltando de um lado para o outro. Mas concordo! E todos os professores deviam usar a teatralidade para maximizar o lucro e criar valor aos alunos. É preciso uma dose diária recomendada de drama para os alunos perceberem realmente os conceitos essenciais à Gestão.

E assim se passou a nossa semana aqui em Lisboa, um tempo um bocado esquisito (parece que o calor vai voltar...).

Espero notícias vossas em breve, partilhem connosco as vossas experiências, percam 10 minutos do vosso tempo...um bocadinho de gossip nunca fez mal a ninguém.

E por isso...abraços e beijinhos para todos(as).







segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1º dia na Palma de Cima

Visto que a Catarina já partiu a primeira fatia do bolo, cá estou eu para contar como foi o primeiro dia no destino Erasmus mais excitante e exótico do blogue: Palma de Cima.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

1º dia em Milão

Oláááááááá =D

Pois é, parece que, até agora, a minha ideia genial não tem tido muito sucesso. Sim, bem sei que, até agora, quase ninguém ainda começou o seu Erasmus. Mas, quem já começou - Sim, tou a falar contigo, BERNARDO MANUEL BENDADA DOMINGOS -  ainda não fez nada, logo, mais uma vez, volto a postar uma mensagem.

Portanto, aqui vai o meu 2º post, com o título

1º dia em Milão
ou
Como a China irá governar o mundo em 2050

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Experiência, experiência, 1, 2, 3, experiência

Muito bem, cá estou eu a estrear este blog tão sexy. De momento não tenho muito a dizer... Estou no estágio, na minha hora de almoço, a criar esta coisa.

More after the jump!