quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Foi assim que aconteceu
terça-feira, 28 de setembro de 2010
You don't know what you have until you lose it...
Anyway, ja passaram quê, 2 semanas desde o meu últimoo post? Fez dia 26 de Setembro 1 mês desde que aqui cheguei. Pareceu passar tão rápido, mas, ao mesmo tempo... Acho que já não me lembro da imagem da Católica :s
:O
Bem, let's start
(Bernas, agora carregas em "Ler mais". Não, não são apenas as linhas de cima. Sim, escrevi mais. Go read it)
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Mais uma semana em Upper Palm
Até ver, estou um pouco desapontado com o Erasmus. Não percebo porque é que o International Office ainda não me levou ao Algarve e/ou à Madeira, enquanto ainda há pouco trabalho e algum calor. Ainda por cima houve a coisa das 7 maravilhas naturais... É um bom pretexto, é quanto basta. Vá, vá, International Office, trata lá disso que estou à espera.
Mas enfim, falemos dos assuntos da semana em si.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Um mês e meio de Erasmus
Olá toda a gente!
Bem, estou a espera que a professora chegue a sala de aula, estava eu a planear chegar 15 atrasado e acabo por chegar 10 minutos antes da aula.... Cheguei antes de todos os singapurenses (menos 1 que me disse "Olá" com um sorriso estampado na cara) e antes da professora. Depressing...
Como vocês que estão em Erasmus já devem ter percebido nós, os Portugueses, somos (quase) os ÚNICOS que necessitam das notas! Mais ninguém! De resto é passar/chumbar e não transferem as notas, a sério, wtf é isto?
Agora assuntos mais interessantes, vamos falar de mim! =P
As coisas em Singapura são tão, tão, tão, tão diferentes! Tudo! Desde:
- As coisas no autocarro: onde é complicado transmitir que temos de meter moedas numa caixa quando
a) a caixa está quase no chão;
b) os condutores são malaicos therefore não falam inglês de todo);
- As coisas na minha primeira residência: chego lá e o que é que encontro? Nada mais, nada menos, que uma legião romana de baratas! Sim, baratas! Mais de 20 criaturas nojentas e asquerosas a andar por ali como se aquilo fosse o local mais apropriado para se estar.
-Food Courts (basicamente um local grande com montes de pequenos restaurantes com condições de higiene deveras duvidosos), onde apontar é a linguagem mais apropriada! Pronto, neste ponto estou a exagerar, eles falam inglês, mas um inglês muito broken nestes sítios.
De resto, o inglês é bom, podemos ter que pedir as outras pessoas para se repetirem mas a comunicação é fácil.
A cidade em si é linda, não fazem ideia, super moderna (há muitas coisas em construção, o mercado imobiliário aqui está completamente booming), super limpa e segura. Os condutores param TODOS na passadeira, mesmo que nós ainda não estejamos propriamente na passadeira, eles assim que percebem que nós queremos passar a estrada param! A cidade é super segura, podes andar por aí às 3, 4 da manhã pelos bairros mais étnicos (chinatown, little india) e nunca te sentes inseguro/a. É brutal.
Os subúrbios também são bastantes seguros mas, obviamente, its not as nice. Há muitos bairros "sociais", mas não no sentido Português de bairro social full of junkies, é mais habitações para pessoas com menos meios (e aparentemente não só, o pessoal com mais dinheiro também se aproveita deste tipo de casa) que têm casa a preços deveras reduzidos. Parece que em Singapura há muito disso.
Ora bem, faculdade. O pessoal cá é doido! Completamente doido! Eles dormem TODOS na biblioteca ou em qualquer outro sítio onde possam pousar o livro. Eles literalmente abrem os livro e literalmente dormem em cima do livro/computador. Também são deveras competitivos, mas manageable. Os professores adoram trabalhos de grupo, tenho em média 2 trabalhos de grupo por cada cadeira, é horrível. Mas eles fazem aulas super interactivas, pedem imenso a nossa participação e estão a espera que nós participemos. As aulas são todas teórico-práticas mas mais teóricas que práticas. Eles dão muito poucos exercícios e demasiados capítulos para ler.
O campus é gigante, enorme mesmo! Eles têm um serviço de autocarros internos que vão por todo o lado, no campus têm pelo menos 4 carreiras diferentes. E o melhor é que passar literalmente de 5 em 5 minutos, ás vezes até mais constantemente.
Os professores acham sempre alguma piada ao alunos de exchange, de uma maneira ou de outra acabamos por, eventualmente, estar nos spotlights das aulas.
Uma das cosias fantásticas de Singapura é a facilidade de viajar. Com 150€ consigo um voo com uma semana de antecedência para Bangkok, Ho Chi Minh ou mesmo Jakarta. Para Kuala Lumpur é algo como 40€. Já fui a Malaca (onde dormi numa Honey Moon suite) e a Bintan (onde fui comido vivo por melgas) (Indonésia) e quando acabar os exames vou passar 2/3 semanas backpacking de Bangkok a Ho Chi Minh. It's going to be epic.
O pessoal de Exchange é bastante laid back and fun, como já seria de esperar. Somos mais de 400. Sempre que saio à noite conheço 5, 6, 10, 15 pessoas novas. Há gente de todas as faculdade, ciências, artes, engenharia, física, gestão and so on.
Afinal há 5 Portugueses em Singapura, eu e outros 4 da Nova. Conheci duas portuguesas na indonésia - estou muito bem a tomar pequeno almoço e começo a ouvir português atrás de mim, fiquei completamente "wtf?". Estão na outra faculdade de gestão de Singapura. Os outros dois (um rapaz e uma rapariga) conheci numa noite na ponte. Sim, o bairro alto em Singapura é condensado em uma ponte apenas.
Bem, é complicadissimo transmitir um mês e meio inteiro num post apenas, tudo o que já passei, tudo o que já vi. Estou a adorar! Os primeiros dias foram complicados, a adaptação é uma bitch, mas estou a adorar, é uma disparidade cultural e é mix de coisas novas e únicas completamente overwhelming.
Well folks, muitos beijos e abraços!
Comentem, I'll keep in touch!
Yours truly,
Bernardo Domingos
Milao 15 dias depois
Ok, vamos la ver do que é que me lembro...
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Hello? Uma semana em Upper Palm
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
1º dia na Palma de Cima
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
1º dia em Milão
Pois é, parece que, até agora, a minha ideia genial não tem tido muito sucesso. Sim, bem sei que, até agora, quase ninguém ainda começou o seu Erasmus. Mas, quem já começou - Sim, tou a falar contigo, BERNARDO MANUEL BENDADA DOMINGOS - ainda não fez nada, logo, mais uma vez, volto a postar uma mensagem.
Portanto, aqui vai o meu 2º post, com o título
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Experiência, experiência, 1, 2, 3, experiência
More after the jump!