segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um mês e meio de Erasmus

Olá toda a gente!

Bem, estou a espera que a professora chegue a sala de aula, estava eu a planear chegar 15 atrasado e acabo por chegar 10 minutos antes da aula.... Cheguei antes de todos os singapurenses (menos 1 que me disse "Olá" com um sorriso estampado na cara) e antes da professora. Depressing...

Como vocês que estão em Erasmus já devem ter percebido nós, os Portugueses, somos (quase) os ÚNICOS que necessitam das notas! Mais ninguém! De resto é passar/chumbar e não transferem as notas, a sério, wtf é isto?

Agora assuntos mais interessantes, vamos falar de mim! =P

As coisas em Singapura são tão, tão, tão, tão diferentes! Tudo! Desde:

- As coisas no autocarro: onde é complicado transmitir que temos de meter moedas numa caixa quando

a) a caixa está quase no chão;

b) os condutores são malaicos therefore não falam inglês de todo);

- As coisas na minha primeira residência: chego lá e o que é que encontro? Nada mais, nada menos, que uma legião romana de baratas! Sim, baratas! Mais de 20 criaturas nojentas e asquerosas a andar por ali como se aquilo fosse o local mais apropriado para se estar.

-Food Courts (basicamente um local grande com montes de pequenos restaurantes com condições de higiene deveras duvidosos), onde apontar é a linguagem mais apropriada! Pronto, neste ponto estou a exagerar, eles falam inglês, mas um inglês muito broken nestes sítios.

De resto, o inglês é bom, podemos ter que pedir as outras pessoas para se repetirem mas a comunicação é fácil.

A cidade em si é linda, não fazem ideia, super moderna (há muitas coisas em construção, o mercado imobiliário aqui está completamente booming), super limpa e segura. Os condutores param TODOS na passadeira, mesmo que nós ainda não estejamos propriamente na passadeira, eles assim que percebem que nós queremos passar a estrada param! A cidade é super segura, podes andar por aí às 3, 4 da manhã pelos bairros mais étnicos (chinatown, little india) e nunca te sentes inseguro/a. É brutal.

Os subúrbios também são bastantes seguros mas, obviamente, its not as nice. Há muitos bairros "sociais", mas não no sentido Português de bairro social full of junkies, é mais habitações para pessoas com menos meios (e aparentemente não só, o pessoal com mais dinheiro também se aproveita deste tipo de casa) que têm casa a preços deveras reduzidos. Parece que em Singapura há muito disso.

Ora bem, faculdade. O pessoal cá é doido! Completamente doido! Eles dormem TODOS na biblioteca ou em qualquer outro sítio onde possam pousar o livro. Eles literalmente abrem os livro e literalmente dormem em cima do livro/computador. Também são deveras competitivos, mas manageable. Os professores adoram trabalhos de grupo, tenho em média 2 trabalhos de grupo por cada cadeira, é horrível. Mas eles fazem aulas super interactivas, pedem imenso a nossa participação e estão a espera que nós participemos. As aulas são todas teórico-práticas mas mais teóricas que práticas. Eles dão muito poucos exercícios e demasiados capítulos para ler.

O campus é gigante, enorme mesmo! Eles têm um serviço de autocarros internos que vão por todo o lado, no campus têm pelo menos 4 carreiras diferentes. E o melhor é que passar literalmente de 5 em 5 minutos, ás vezes até mais constantemente.

Os professores acham sempre alguma piada ao alunos de exchange, de uma maneira ou de outra acabamos por, eventualmente, estar nos spotlights das aulas.

Uma das cosias fantásticas de Singapura é a facilidade de viajar. Com 150€ consigo um voo com uma semana de antecedência para Bangkok, Ho Chi Minh ou mesmo Jakarta. Para Kuala Lumpur é algo como 40€. Já fui a Malaca (onde dormi numa Honey Moon suite) e a Bintan (onde fui comido vivo por melgas) (Indonésia) e quando acabar os exames vou passar 2/3 semanas backpacking de Bangkok a Ho Chi Minh. It's going to be epic.

O pessoal de Exchange é bastante laid back and fun, como já seria de esperar. Somos mais de 400. Sempre que saio à noite conheço 5, 6, 10, 15 pessoas novas. Há gente de todas as faculdade, ciências, artes, engenharia, física, gestão and so on.

Afinal há 5 Portugueses em Singapura, eu e outros 4 da Nova. Conheci duas portuguesas na indonésia - estou muito bem a tomar pequeno almoço e começo a ouvir português atrás de mim, fiquei completamente "wtf?". Estão na outra faculdade de gestão de Singapura. Os outros dois (um rapaz e uma rapariga) conheci numa noite na ponte. Sim, o bairro alto em Singapura é condensado em uma ponte apenas.

Bem, é complicadissimo transmitir um mês e meio inteiro num post apenas, tudo o que já passei, tudo o que já vi. Estou a adorar! Os primeiros dias foram complicados, a adaptação é uma bitch, mas estou a adorar, é uma disparidade cultural e é mix de coisas novas e únicas completamente overwhelming.

Well folks, muitos beijos e abraços!

Comentem, I'll keep in touch!


Yours truly,


Bernardo Domingos

1 comentário:

  1. LOL parece que as baratas são um must das residências universitárias. Enfim, talvez nem sempre em quantidades legionárias...

    Belo report, como seria de esperar. Gostei particularmente do pormenor da estadia na "Honey Moon suite" (principalmente depois de uma primeira estadia com insectos viscosos) e d' "A Ponte". Não há quem tente dar uma de Super-Homem da ponte abaixo, após uns quantos copos?

    ResponderEliminar